Sócio

Marcel Leonardi

Metalhead, corredor de rua e PC gamer. Na liderança do escritório, possui mais de 25 anos de experiência acadêmica e profissional em Proteção de Dados, Direito Digital e Tecnologia.

O líder da Leonardi Advogados. Doutor, Mestre, Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Berkeley Law. Foi Diretor de Políticas Públicas na Google Brasil de 2011 a 2018, tendo colaborado intensamente na elaboração do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados. Também atuou em questões de políticas públicas nos mais variados assuntos do setor de tecnologia e Internet, com ampla experiência internacional.

Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV LAW) desde 2005. Conselheiro de Ética do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Árbitro da Câmara de Mercado da B3, em litígios envolvendo direito empresarial.

Marcel é certificado pela International Association of Privacy Professionals (IAPP) em privacidade europeia (CIPP/E) e dos EUA (CIPP/US). Capacitado em Governança da Internet pela DiploFoundation. Foi assessor científico da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em temas de proteção de dados e direito digital, e policy fellow na Electronic Frontier Foundation.

Autor dos livros “Responsabilidade Civil dos Provedores de Serviços de Internet”, “Tutela e Privacidade na Internet” e “Fundamentos de Direito Digital” e de diversos artigos sobre proteção de dados pessoais, direito digital e novas tecnologias.
Marcel é apaixonado por computadores, videogames e conectividade. Quando criança, usava clones nacionais do ZX Spectrum, Apple II e MSX; divertia-se com os consoles Pong, Odyssey e Atari, e utilizava as redes RENPAC e Videotexto. Já adolescente, foi um dos primeiros usuários da Internet comercial no Brasil e aprendeu HTML.

Marcel é fã de heavy, thrash e death metal, tendo voado em 2008 no Bruce Air Flight AEU 666, pilotado por Bruce Dickinson no trecho Londres-Varsóvia. Em Lisboa, esteve no mesmo dia em solenidade oficial com o Primeiro-Ministro de Portugal pela manhã e em show do Slayer à noite. Serviu de roadie e tradutor para Stratovarius, Rage, Grave Digger, Savatage, Mercyful Fate, King Diamond e outras bandas de metal em shows no Brasil. Tocou piano clássico por bastante tempo e ainda sabe ler partituras. Além de música, tem como hobbies corridas de rua e videogames.

CONHEÇA TAMBÉM

Advogada

Naiara Martins

Entusiasta da música e confeiteira nas horas vagas. Sempre em busca simplificar processos e tornar as coisas mais práticas.

Gerente

Fernanda Maia

Mãe de golden, disneymaníaca e cantora. É a personificação de Legalmente Ruiva: soluciona complexidades, mantém o time motivado e os clientes felizes.

Estagiária

Anna Lisboa

Caiçara, mestre em cultura pop e doutora em clichês românticos. Mesmo tímida, já garantiu o título de "mais festeira".

DPO

Gin Tônica

Au, au, au. Tem petisco?

Advogada

Aline Calumby

Ela não é apenas a “moça bonita da Praia de Boa Viagem”. É a personificação da dedicação à resolução de problemas, especialmente quando envolvem questões jurídicas.

Advogada

Isabela Vieira

Pernambucana, amante incansável de viagens, apaixonada por livros e por um cafézinho.

Auxiliar Jurídica

Isabela Cardoso

Questionadora nata, extrovertida e intensa. Troca uma maratona de série por um livro de romance clichê. Ama viagens, especialmente em família.

Auxiliar jurídica

Bruna Cardoso

Foi nossa primeira estagiária e chegou aqui quando tudo era mato. Ama comida em grandes quantidades e nunca recusa um convite para comer sushi.

Assistente Pessoal

Mariana Araujo

Pisciana, Disléxica ,Mãe do rolê, cozinheira, enfermeira e amiga nas horas vagas. O filtro talvez não seja o meu forte, de 0 a 10 vou sem medo de ser feliz.

Advogada

Victória Lopes

Nordestina de sotaque forte, tem um pé no direito e outro no design. Sommelier de bala de gelatina, já ganhou concurso de melhor fantasia de Amy Winehouse.