Sócio

Marcel Leonardi

Metalhead, corredor de rua e PC gamer. Na liderança do escritório, possui mais de 25 anos de experiência acadêmica e profissional em Proteção de Dados, Direito Digital e Tecnologia.

O líder da Leonardi Advogados. Doutor, Mestre, Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Berkeley Law. Foi Diretor de Políticas Públicas na Google Brasil de 2011 a 2018, tendo colaborado intensamente na elaboração do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados. Também atuou em questões de políticas públicas nos mais variados assuntos do setor de tecnologia e Internet, com ampla experiência internacional.

Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV LAW) desde 2005. Conselheiro de Ética do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Árbitro da Câmara de Mercado da B3, em litígios envolvendo direito empresarial.

Marcel é certificado pela International Association of Privacy Professionals (IAPP) em privacidade europeia (CIPP/E) e dos EUA (CIPP/US). Capacitado em Governança da Internet pela DiploFoundation. Foi assessor científico da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em temas de proteção de dados e direito digital, e policy fellow na Electronic Frontier Foundation.

Autor dos livros “Responsabilidade Civil dos Provedores de Serviços de Internet”, “Tutela e Privacidade na Internet” e “Fundamentos de Direito Digital” e de diversos artigos sobre proteção de dados pessoais, direito digital e novas tecnologias.
Marcel é apaixonado por computadores, videogames e conectividade. Quando criança, usava clones nacionais do ZX Spectrum, Apple II e MSX; divertia-se com os consoles Pong, Odyssey e Atari, e utilizava as redes RENPAC e Videotexto. Já adolescente, foi um dos primeiros usuários da Internet comercial no Brasil e aprendeu HTML.

Marcel é fã de heavy, thrash e death metal, tendo voado em 2008 no Bruce Air Flight AEU 666, pilotado por Bruce Dickinson no trecho Londres-Varsóvia. Em Lisboa, esteve no mesmo dia em solenidade oficial com o Primeiro-Ministro de Portugal pela manhã e em show do Slayer à noite. Serviu de roadie e tradutor para Stratovarius, Rage, Grave Digger, Savatage, Mercyful Fate, King Diamond e outras bandas de metal em shows no Brasil. Tocou piano clássico por bastante tempo e ainda sabe ler partituras. Além de música, tem como hobbies corridas de rua e videogames.

CONHEÇA TAMBÉM

Advogada

Victória Lopes

Nordestina de sotaque forte, tem um pé no direito e outro no design. Sommelier de bala de gelatina, já ganhou concurso de melhor fantasia de Amy Winehouse.

Advogada

Thais Novaes

Não dispensa uma boa conversa, especialmente com um cafezinho. Crente em D'us sem religião. Dona de uma risada inconfundível e contagiante. É a rainha das gírias do escritório.

Auxiliar jurídica

Bruna Cardoso

Foi nossa primeira estagiária e chegou aqui quando tudo era mato. Ama comida em grandes quantidades e nunca recusa um convite para comer sushi.

Advogado

Bruno Ferreira

Pai do Gabriel e advogado nas horas livres. Eclético, não gosta de cair na mesmice e está sempre em busca de conhecer novos lugares, comidas ou mesmo praticar uma modalidade esportiva diferente.

Gerente

Fernanda Maia

Mãe de golden, disneymaníaca e cantora. É a personificação de Legalmente Ruiva: soluciona complexidades, mantém o time motivado e os clientes felizes.

DPO

Gin Tônica

Au, au, au. Tem petisco?

Curadora de Conteúdo

Mariana Moura

Bruxa sem coven, frequentadora assídua de rolês gastronômicos e culturais, não quer guerra com ninguém quando coloca o fone e, no geral, uma santa (risada maléfica).

Estagiária

Anna Lisboa

Caiçara, mestre em cultura pop e doutora em clichês românticos. Mesmo tímida, já garantiu o título de "mais festeira".

Advogada

Naiara Martins

Entusiasta da música e confeiteira nas horas vagas. Sempre em busca simplificar processos e tornar as coisas mais práticas.

Auxiliar Jurídica

Isabela Cardoso

Questionadora nata, extrovertida e intensa. Troca uma maratona de série por um livro de romance clichê. Ama viagens, especialmente em família.

Advogado

Guilherme Nunes

Lorde de Sealand, pai de duas doguinhas e o próprio Guitar Hero Band em uma pessoa só. Coleciona cédulas e moedas estrangeiras quando não está cuidando da casa.

Assistente Pessoal

Mariana Araujo

Pisciana, Disléxica ,Mãe do rolê, cozinheira, enfermeira e amiga nas horas vagas. O filtro talvez não seja o meu forte, de 0 a 10 vou sem medo de ser feliz.