A partir de projeto de lei que impede menores de 15 anos de usar redes sociais, a França deseja seguir, rapidamente, a iniciativa australiana, que iniciou em dezembro de 2025 a proibição do acesso às redes sociais por menores de 16 anos.
Sendo assim, este projeto será analisado pelo Conselho de Estado francês para análise jurídica, e, também, pelos sindicatos de educação franceses. Isso porque, o governo deseja que o projeto passe a vigorar em setembro de 2026.
A iniciativa francesa contém duas medidas: a proibição do uso de redes sociais por menores de 15 anos e a proibição de celulares em escolas de ensino médio. Além disso, a lei cita riscos referentes ao uso excessivo de telas por adolescentes, como perigos de exposição a conteúdos inadequados e web bullying. Nesse sentido, o objetivo do projeto, como informado por Emmanuel Macron em entrevista, consiste na proteção das futuras gerações dos perigos que prejudicam seu desenvolvimento e capacidade de conviver em uma sociedade dotada de valores, como solidariedade e empatia.
Além disso, após a iniciativa australiana, vários outros países estão considerando seguir as mesmas medidas, como Dinamarca, Noruega, Malásia e Reino Unido.